Saúde
03
Mar

Alimentação dos Gatos

Avalie este item
(0 votos)

Gatos são carnívoros e possuem necessidades alimentares especiais!

A alimentação do seu gato irá influenciar à saúde dele para toda a sua vida.
Gatos possuem hábitos bem definidos e mudanças bruscas, incluindo na alimentação, devem ser feitas de forma gradativa.
A hora da alimentação deve ser sempre no mesmo horário, pois para os gatos essa hora é um grande evento.
Mantenha sempre o comedouro e bebedouro bem limpos e evite usar vasilhas de plástico, pois podem provocar acne felina.
Gatos possuem gostos diferentes e você deve observar os alimentos que o seu Pet aprova. A preferência pode depender do odor, da textura e também da necessidade do organismo de cada gato.
O ambiente também influenciar nessa escolha: luz, barulho, outras pessoas oferecendo o alimento, tudo isso pode afetar a alimentação do seu gato.
Não alimente o seu pet em excesso, gatos possuem tendência a obesidade.
Uma boa alimentação deve possuir todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo do seu gato.
Eles também necessitam de água fresca, sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.

É fundamental na alimentação dos gatos:

  • Proteínas e gorduras (carnes, peixes, aves, vegetais, soja) - podem ser encontradas em rações, latas (ou sachês) de alimentos próprios para gatos, entre outros.
  • Grama ou verde - fonte de vitaminas necessária para o bom funcionamento da parte digestiva dos gatos.
  • Taurina - Produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Formação e funcionamento da retina e na formação dos sais biliares. Sua falta pode causar cegueira. Os gatos não conseguem sintetizar a taurina e a maioria das rações já vêem com o suprimento necessário.
  • Vitamina A - O gato não consegue tranformar beta-caroteno em vitamina A, por isso necessitam que o alimento possua a quantidade de vitamina necessária. Também responsável pela boa visão, ajuda no crescimento normal das células eipteliais, no crescimento dos ossos e dos dentes. * a vitamina A em excesso pode surtir o efeito oposto, causando queda dos dentes, gengivites e doenças ósseas.

Cuidado para oferecer LEITE - diferente do que muitos pensam, gatos podem ter intolerância a lactose, o que pode ocasionar episódios de diarréias.

Evite dar restos de alimentos. Os Pets podem amar, mas normalmente os alimentos ingeridos por humanos, não são saudáveis para os animais, possuem muita gordura e faltam os nutrientes necessários para uma vida saudável do animal.

NUNCA dê ossos de galinha! Eles podem esfiapar e seus fragmentos podem grudar na boca, garganta, estômago ou intestino e/ou perfurar um desses órgãos.

EVITE PEIXES CRUS! Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destrói a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destrói a Tiaminase presente na carne do peixe.

Dê preferência a seguir uma alimentação indicada pelo veterinário que poderá avaliar as necessidades do seu Pet.

Lido 1197 vezes
Mais nesta categoria: « Alergias em Gatos
Entre para postar comentários